quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mulheres que optam por não ter filhos são alvo de pressão social

Embora seja uma opção cada vez mais comum entre mulheres de países desenvolvidos, muitas britânicas que, por vontade própria, descartam ter filhos, são alvo de uma grande pressão por parte de parentes, amigos, colegas de trabalho e até mesmo estranhos.

Segundo a socióloga Catherine Hakim, da London School of Economics, na Grã-Bretanha, esta pressão às vezes pode ser tamanha que faz com que algumas mulheres acabem por não admitir publicamente a opção por não ter filhos.

“Um estudo feito no Canadá há alguns anos aponta que cerca de metade das mulheres que não têm filhos aos 40 anos na verdade optaram por isso quando eram mais novas”, diz.

“Mas muitas delas não declaram isso devido à pressão social que iriam sofrer ao mencionarem a preferência por não ter filhos”.

De acordo com Hakim, este é um fenômeno relativamente novo, que surgiu com o desenvolvimento das pílulas anticoncepcionais.

“A revolução contraceptiva mudou totalmente as perspectivas (das mulheres). Ter filhos deixou de ser inevitável para todas que se casassem ou fizessem sexo para se tornar algo passível de escolha.”

"Chocada"
Esta escolha, porém, nem sempre é compreendida, como mostra o caso da britânica Jenny Woolfson, de 25 anos. “Uma colega de trabalho ficou chocada quando eu disse que não queria filhos. Ela afirmou: ‘você é uma mulher, nasceu com um útero. Deus nos deu o útero para procriarmos’”, contou Woolfson ao programa de rádio da BBC Woman´s Hour.

Julia Wallace, madrasta de três crianças que não vivem em sua casa, enfrenta problema parecido. “Dizem que eu não sei o que estou perdendo e que só saberei que quero um filho depois de ter um”, conta. “Mas, se você não tem motivação para ter um bebê, por que tê-lo? Eu não escolheria ser enfermeira com base na aposta de que adoraria a carreira quando começasse”, afirma ela.

Nem todas, porém, são tão convictas quanto à ideia de deixar a maternidade de lado. É o caso de Beth Folina, especializada em orientar mulheres aflitas com a indecisão sobre o planejamento de uma gravidez.

Ela mesma já enfrentou o dilema. Folina conta que, até os 30 anos, não queria filhos – opção que havia sido informada a seu parceiro.

“Até que surgiu o desejo de me tornar mãe. Passei uns dois anos lutando contra a ideia, mas, no fim, resolvi que queria mesmo um bebê. Mas sei que, se não fosse mãe, teria uma vida bem diferente, mas igualmente gratificante.”

Ela conta que muitas de suas clientes não querem mesmo filhos, mas, apesar da convicção, sofrem com a pressão de familiares e amigos.

“Eles dizem: ‘Você não sabe o que está perdendo, você daria uma ótima mãe’. Há também os pais que pedem netos”, diz. “Muitas pessoas partem do princípio de que, se você for solteira e sem filhos, é porque ainda não encontrou o homem certo. Logo que entra em uma relação estável, querem saber qual é o próximo passo”, continua Folina.

Em outros casos, se o bebê não chegar depois da troca de alianças, muitos apostam na infertilidade do casal. É o que ocorre com Lisa Davies, 38. “Eu fico chateada pelo fato de olharem para mim e falarem comigo como se eu tivesse algo de errado”, diz.

Tias
A falta de filhos não significa, necessariamente, distância das crianças. “Como mães e pais têm trabalhado muito, são sempre bem-vindas as tias dispostas a passar tempo com os sobrinhos”, diz a americana Melanie Notkin, fundadora do site Savvy Auntie (‘titia experiente’, em tradução livre), que traz dicas para tias interessadas na companhia dos sobrinhos.

Ela defende a criação de um dia para homenagear as mulheres que, sem filhos, fazem o papel de tias e madrinhas dedicadas e carinhosas.

“Seria uma chance para que elas se sentissem plenas por tudo o que fazem em vez de se concentrarem no que não têm – os filhos”, diz Notkin.

TEXTO PUBLICADO NO SITE UOL NO DIA 04 DE AGOSTO DE 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tempo...

Olá pessoal tudo bem com vocês? espero que sim, faz tempo que nao passo aqui para escrever alguma coisa né, eu penso sempre no blog mas acabo nao postando nada, como hoje eu vi que ja faz muito tempo que nao escrevo resolvi passar por aqui...
Bom novidades minhas eu quase nao tenho, ganjei mais um sobrinho o Joao Victor, um lemao lindo que provavelmente ficara com olhos claros, uma belezinha...
Uma amiga esta quase adontando um bebe, ja foi chamada e tudo, so falta ternminar as papeladas para ela receber a graça de adotar uma criança, estou muito feliz por ela.
E conforme o tempo vai passando vou vendo que existem muitas pessoas com dificuldades de ter filhos mas que tem vergonha, medo, receio de contar, pessoas que ficam sofrendo caladas, sozinhas, sem ter com quem compartilhar, isso é muito duro, gente quando se tem uma dificuldade de engravidar por pior que seja essa sensação de impotencia, temos que compartilhar com alguem, pois assim parece que o peso nas nossas costas diminuiem, confie em alguem e desabafe, é a melhor solução, e temos que lembrar que o casal nao deve se culpar por isso, é chance deles se unirem mais e provarem que o amor superar qualquer barreira
bjss e ate mais...

terça-feira, 13 de abril de 2010

olá

oi pessoal hoje so estou passando para dizer um oizinho, espero que estejam bem.
acessem o blog da claudia colluci la tem varias informações sobre fertilidade, é
super interessante e tambem quem tem orkut entrem na comunidade quero ser mae, la as meninas trocam varias experiencias e a gente acaba vendo que nao somos so nós, mas que existem milhares de mulheres que tambem tem dificuldade para engravidar, algumas com problemas bem mais simples que o nosso e outras com problemas muito piores. Mas temos que continuar nossa caminhada confiando em Deus e tendo muita fé que o melhor ira nos acontecer, bjss

sexta-feira, 5 de março de 2010

Aborto Espontaneo

Como é duro falar desse tema, ainda mais quando acontece com a gente...
No ultimo dia 26 de fevereiro eu tive um aborto espontaneo, na hora que eu vi
aquele pedacinho de gente no papel quase tive um troço, por dois motivos
um por ter perdido e outro eu nem sabia que estava gravida...
Já pensou nisso, querer tanto engravidar, engravidar e nem saber...
eu estava menstruando normalmente, nao tinha nenhum sintoma de gravidez
tudo estava normal pra mim...
Bom agora eu to triste por ter perdido
mas to muito feliz pois sei que posso ser mae
ja sou mae, apesar de ter perdido, sou mae de uma estrela que esta no céu
olhando por nós...
mas posso engravidar de novo e o mais maravilhoso naturalmente
coisa que eu pensava que era meio impossivel
bom era isso que eu precisava escrever
que o aborto pode acontecer a qq um e sem ter um motivo
certo para nos, mas pode ter certeza que para Deus tem
um motivo especial...

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dar Frutos

Bom essa semana estou refletindo muito em se ter um filho, será que eu realmente quero? será que sou capaz de cuidar? será que terei paciência?, um monte de seras esta me fazendo refletir a vontade de ser mãe...É muito estranho, pois existem periodos que a vontade de ser mãe passa e outros que essa vontade aparece com toda a força, e no momento estou nesta fase de vontade de ser mãe, por isso comecei a refletir de novo sobre esse assunto, dai me peguei pensando em uma passagem da Biblica que diz:
“- Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não dá fruto ele o corta, e todo o ramo que produz fruto ele o poda, para que produza mais frutos ainda.” (João 15:1 e 2).
“Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome.” (João 15:16)
Fiquei varios dias com isso na cabeça, pensando não fui a escolhida dar os frutos (gerar filhos) mas será que serei cortada? Gente isso faz qualquer um pirar...
E isso pira mesmo, achei que fosse ter um tilt. E outra e seu tiver um fruto e esse fruto nao for bom, tambem serei cortada?...E agora o que pensar...
Depois de tanto refletir cheguei na seguinte conclusão:
Deus tem um plano para todos nós, o que eu devo passar ninguem mais passara, todas a dores e alegrias a mim destinadas so eu sentirei...Se eu ainda não fui a escolhida para dar os frutos que tanto quero é por que eu devo dar frutos de outras maneiras, não é só gerar filhos que se significa dar os frutos, mais uma palavra de consolo, ser um bom ouvinte tambem gera frutos, levar as pessoas uma palavra de Deus e mostrar o caminho de Jesus tambem gera futros, resumindo devemos "Amar ao proximo como a si mesmo", se fizermos as pessoas todo o Bem que queremos para nós, certamente estaremos dando frutos e esses por sua vez serão otimos. É mais ou menos como uma corrente do bem, se cada um plantar uma semente do bem o mundo com certeza será muito melhor dentro de alguns anos...
um abraço a todas e que Deus esteja sempre no coração de vocês...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

como lidar com a situação

Achei isso em blog e gostei, por isso eu copiei e estou postando aqui com os devido creditos ta, bjss e ate mais...
Dr. Flávio Garcia de Oliveira |
* Especialista em FIV, reprodução humana e gestação de alto risco
A Família e a Infertilidade: como lidar com as perguntas e com a pressão para engravidar.

Como a dinâmica familiar pode impactar a infertilidade? Como podemos ajudar a família a lidar com as questões de infertilidade?
A infertilidade é amplamente reconhecida como uma crise para os casais afetados, embora não seja assim visualizada pelos familiares e amigos. No entanto, a ausência de filhos é uma crise que pode provocar tensão no ambiente familiar, ao modificar as comunicações e interações entre os indivíduos. Estamos lidando com “perdas invisíveis”, como abortos, tratamentos médicos inacessíveis e que não deram certo ou adoções que deram errado. São questões que podem ser encaradas de uma forma equivocada por cada um dos membros da família que circunda o casal infértil.
Questões de família, invejas e ressentimentos podem “ressurgir das cinzas”. Dificuldades de outros familiares como a doença dos pais ou a gravidez de um irmão, podem ter prioridade sobre as dificuldades de engravidar, fazendo com que o casal infértil sinta-se isolado e desamparado. A falta de reconhecimento das “perdas” associadas à infertilidade pode comprometer as interações familiares, especialmente se os membros da família deixam transparecer reações negativas como a culpa, a negação ou a fuga. No entanto, a experiência familiar da infertilidade tem potencial para ensinar e aprender o que há de melhor no relacionamento familiar, promovendo o crescimento e o bem-estar de todos os membros.
Dicas para os familiares lidarem com o casal infértil: 1 – reconheça a infertilidade como crise; 2 - seja sensível ao estresse emocional do casal; 3 – pergunte ao casal como você pode ajudar; 4 – realce a importância do casal para a família; 5 - sempre mantenha as linhas de comunicação abertas; 6 - respeite o limite de privacidade do casal.
Dicas para os casais inférteis lidarem com os familiares: 1 - reconheça que pais e irmãos, com freqüência, não sabem reconhecer o que é infertilidade e quais são seus custos emocionais; 2 - seja sensível aos pais, pois eles podem sentir culpa pela sua infertilidade; 3 - não deixe de participar e dar apoio aos membros de sua família, apesar de sua crise; 4 – mantenha as linhas de comunicação abertas, principalmente com os entes que realmente te ajudam nos momentos mais difíceis; 5 – informe seus limites aos seus familiares; 6 – se sua família não te oferece apoio, procure os amigos que possam fazê-lo. Vocês bem sabem que família não se escolhe, mas amigos sim – nós os escolhemos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

encerrando ciclos...

ENCERRANDO CICLOS..,(Gloria Hurtado)

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário,perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver... Encerrando ciclos, fechando portas,terminando capítulos. Não importa o nome que damos,o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram...Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações? Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu...Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó...Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: Teus amigos, Teus filhos, teus irmãos,todos estarão encerrando capítulos,virando a folha, seguindo adiante,e todos sofrerão ao ver que você está parado... Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado,nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.O que passou não voltará... Não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios,filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais,amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor possibilidade de voltar.As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora... Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja)destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos,vender ou doar os livros que tem...Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível,do que está acontecendo em nosso coração e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.Deixar ir embora, soltar, desprender-se... Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos e às vezes perdemos.Não espere que devolvam algo,não espere que reconheçam seu esforço,que descubram seu gênio, que compreendam seu amor... Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa,que mostra como você sofreu com determinada perda:isso o estará apenas envenenando, e nada mais... Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará! Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa. Lembre-se que nada ou ninguém é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.Encerrando ciclos, não por causa do orgulho,por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmenteaquilo já não se encaixa mais na sua vida.Feche a porta, mude o disco,limpe a casa, sacuda a poeira.Deixe de ser quem era, e se transforme em quem você é...Esta é a vida!
GLORIA HURTADO (psicóloga colombiana)Jornal El Pais de Cali 21.01.2003

Eu li este texto no blog da claudia colucci e achei interessante, por isso eu procurei no google e postei com os merecidos creditos de Gloria Hurtado.
Acho que todas devemos encerrar nossos ciclos e começar uma nova pagina, aproveitando que o ano se inicia, temos folego para mais uma etapa de nossas vidas e por isso temos que ter pensamentos positivos para a realização dos nossos sonhos, mas antes temos que deixar o passado para tras e começar um caminho novo uma nova jornada, com muito amor, nao é esquecer o que passou, mas usar o que passou como experiencia para essa nova etapa, esse novo ciclo
feliz 2010, com pagina virada, pagina limpa para escrevermos nossas estorias com muito amor e muitas vitorias que virao.